Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Histórico da APAE de Joinville

 

HISTÓRICO

 

A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE EXCEPCIONAIS – APAE de Joinville é uma sociedade civil, filantrópica, de caráter educacional, cultural, assistencial de saúde, de estudo e pesquisas e outros, sem fins lucrativos de natureza pública, municipal, federal e estadual, não governamental.

A diretoria é composta por voluntários, sendo a Presidente da Entidade Sr. Jailson de Souza, Vice-Presidente Sr. Domingos Vicente Sobrinho, que assumiram o cargo em Janeiro de 2014

A APAE foi fundada em 04 de abril de 1965 pela professora Lia Rosa da Silva Jardim de Santis. Integra-se por filiação a Federação Nacional das APAES, de quem recebe orientação, apoio e permissão para uso do nome, símbolo e sigla, “APAE” cujo estatuto adere e a supervisão se submete igualmente. A entidade tem por objetivo Contribuir de forma planejada e continuada para melhoria de qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias, buscando a promoção humana, liberdades fundamentais, cidadania e inclusão social.

A missão atual consiste em promover e articular ações de defesa dos direitos da pessoa com deficiência Intelectual e múltipla, buscando melhoria da qualidade dos serviços prestados na perspectiva da inclusão social dos seus usuários. Tornando clara a importância de sua existência sendo um passo essencial para delimitar o espaço que deseja ocupar na sociedade.

 A APAE presta serviços há 49 anos na área da saúde, assistência social, educação e prevenção das deficiências, atualmente a APAE atende 420 educandos, (de 0 a 60 anos), divididos em: Estimulação Essencial, Serviço Pedagógico Especifico, Serviço Pedagógico Ocupacional, Protegida Terapêutica, Profissionalizante e SAEDE (serviço de atendimento educacional  especializado). O trabalho é voltado para o desenvolvimento das habilidades funcionais psicopedagógicas e sociais, autonomia e socialização.

O deslocamento dos alunos é feito por Quatro ônibus, sendo 03 da APAE, 02 cedidos através de convênio com a Secretaria Municipal de Educação com roteiro na região sul e Pirabeiraba, onde priorizamos o transporte dos que possuem maiores limitações físicas.

A APAE é composta por uma equipe multidisciplinar com atendimentos clínicos sendo 03 Fisioterapeutas, 02 Fonoaudióloga, 04 Terapeuta Ocupacional, 03 Psicólogas, 01 dentista, 04 Médicos, 01 clinico geral (Fisiatra), 01 clinico geral (infectologista), 01 neurologista, 01 psiquiatra, e o setor do Serviço Social com 04 Assistentes Sociais e 60  funcionários administrativo e 74 professores.

 

 

 

 


Endereço:
Rua José Elias Giuliari, 111 • Joinville • SC
E-mail:
apae@apaejoinville.com.br
Telefone:
(47) 34317400