A Associação de Pais Amigos dos Excepcionais - APAE de Joinville foi fundada em 1965 pela Profª Lia Rosa da Silva Jardim De Santis. Tem por objetivo contribuir para a construção de um projeto político pedagógico e social em defesa dos direitos de cidadania ao de deficiente intelectual, além de servir de espaço de reflexão e reivindicação das principais garantias constitucionais dos seus usuários.
Missão/Visão
Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, direcionadas a melhoria de qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.
Área de atuação
A APAE presta serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação e prevenção das deficiências. Atualmente atende 350 educandos portadores de necessidades especiais que por razões diversas não podem ser incluídos nas escolas de ensino regular, necessitando de atendimento especializado.
Público-alvo
Atende qualquer pessoa com deficiência intelectual, não importando qual(is) deficiência(s) que seja: Síndrome de Down, de West, autismo, paralisia cerebral e outras deficiências mentais moderadas, severas ou profundas, incluindo paraplegia e tetraplegia. Os portadores são residentes de Joinville, incluindo Pirabeiraba. A Instituição abre as portas para atender alunos de qualquer procedência econômica.