ARÉA: SAÚDE
A lei número 8080 de 19.09.1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde através do Sistema Único de Saúde (SUS) com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
A APAE de Joinville, através de uma equipe multiprofissional e interdisciplinar já viabilizava aos seus usuários o atendimento clínico individual com especialistas nas áreas de medicina, odontologia, fisioterapia, psicologia, fonoaudióloga, terapia ocupacional, serviço social e nutrição. Porém, diante da grande demanda e da perspectiva de ampliar os serviços oferecidos á pessoas com deficiência intelectual e múltipla, realizamos o convênio com o SUS, iniciado então em setembro de 2011.
Á partir daí intensificamos a equipe de profissionais com o objetivo de melhor atender aos usuários e a comunidade.
Ainda que este convênio não contemple profissionais de odontologia, nutrição e médicos (clínico geral), a APAE investe nestas áreas para oferecer melhor qualidade de vida aos seus usuários.
Este plano de ação vem de encontro ás necessidades básicas de nossos usuários e comunidade, para proporcionar de forma ampliada um atendimento clínico de excelência, absorvendo grande parte desta demanda, formada em sua grande maioria por famílias que estão em situação de vulnerabilidade e risco social.
OBJETIVO GERAL
Prestar serviços na área da saúde para as pessoas com deficiência intelectual /múltipla e ou autismo de nossos educandos e da comunidade. visando a prevenção, habilitação e reabilitação clínica através de avaliações, diagnósticos, tratamentos e encaminhamentos por profissionais nas áreas de medicina – Psiquiatra e Neurologista- Clínico geral-Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Fisioterapia, Fonoaudióloga, Terapia Ocupacional, Odontologia e Nutricionista.
Todos os atendimentos são realizados de forma individualizada com a participação efetiva da família.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Oferecer atendimento clínico individual com equipe multidisciplinar;
• Habilitar/reabilitar de forma física /emocional/social a pessoa com deficiência intelectual / múltipla e ou autismo;
• Promover programas de prevenção nas áreas específicas incluindo saúde bucal e nutrição visando qualidade de vida aos usuários;
• Encaminhar aos serviços necessários adequados quando as necessidades específicas ultrapassarem as possibilidades da APAE;
• Participar de campanhas de prevenção de deficiências;
• Oferecer ao paciente condições necessárias com adaptações e modificações ambientais que favoreçam sua independência e segurança;
• Orientar pais e professores para garantir a continuidade das ações desenvolvidas com o paciente;
• Realizar estudos de casos, para otimizar os atendimentos;
ATENÇÃO Á SAÚDE – SERVIÇO DE HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO
Realizado por equipe multidisciplinar em caráter individual, resultado das avaliações, e da capacidade adaptativa do paciente. É caracterizado pelo conjunto de ações, por especialidade, com objetivos qualitativos e quantitativos organizados por metas e atividades a serem alcançadas, desenvolvendo um processo terapêutico de acordo com as dificuldades apresentadas pelo paciente.
ODONTOLOGIA
Visa manter a saúde bucal e reabilitar de forma clínico psico-funcional, contribuindo para melhoria de suas condições de vida, integração social, aplicações laborais e atividades de vida diária.
Equipe
Nome: Diego Moura Cidral.
Carga horária: 20 horas semanais
Admissão: 03/03/2008
Capacidade de atendimento: 70 (mês)
FONOAUDIOLOGIA:
Responsável pela habilitação/reabilitação nas áreas da linguagem, fala, motricidade oral, sistema estomatognático, nas funções auditivas, voz, leitura e escrita
Equipe:
Nome: Michele Cristiane Machado Silva
Carga horária: 30 horas semanais
Nome: Patricia Marinho dos Santos
Carga horária: 30 horas semanais
Capacidade de atendimento: 560
TERAPIA OCUPACIONAL:
Reúne tecnologias orientadas visando a autonomia na habilitação/reabilitação, na APAE tem seu enfoque principal nas AVD’s (atividades de vida diária) –higiene, locomoção, alimentação, vestuário e comunicação- e AVP’s, (atividade de vida prática ) -trabalho, escola e vida pessoal.
Laboratório de AVD’s: utilizado como extensão do tratamento,realizando a prática e orientação dos pacientes nas atividades de vida diária de forma concreta,á fim de ajudá-los a desenvolver novas habilidades proporcionando melhor qualidade de vida.
Nome: Lucimar Weirich Rocha
Carga horária: 30 horas semanais
Nome: Cristiana Mendes Fernandes
Carga horária: 30 horas semanais
Capacidade de Atendimento: 728 (mês)
FISIOTERAPIA:
O setor de Fisioterapia tem como objetivo atuar na prevenção, reabilitação motora de acordo com as necessidades apresentadas pelo paciente. Assim previnem-se anormalidades, contraturas e deformidades, estimulando o paciente em suas potencialidades.
Nome: Gillyann Rafaella Mendes
Carga horária: 30 horas semanais
Nome: Ângela Maria da Silva
Carga horária: 30 horas semanais
Nome: Mireya Katherine Castro
Carga horária: 20 horas semanais
Capacidade de Atendimento: 560 (mês)
NUTRIÇÃO:
Responsável pela elaboração do cardápio dos educandos, respeitando suas restrições alimentares em termos de nutrição e dietética (intolerância ao glúten e lactose) considerando as dificuldades alimentares em alguns casos, resultantes de disfagias; opina tecnicamente na aquisição de gêneros alimentícios; controla a quantidade, estocagem, preparação e conservação dos alimentos.
Nome: Paola Bianca Batista Perini
Carga horária: 20 horas
PSICOLOGIA:
Tem como objetivo a promoção da pessoa com deficiência intelectual, desenvolvendo suas capacidades, nos aspectos cognitivos e afetivos, respeitando suas condições através de ações inclusivas e intervenções que viabilizem a melhoria na qualidade de vida.
Nome: Edina Teresinha Acordi
Carga horária: 20 horas semanais
Nome: Ildete Cesário Alecrim
Carga horária: 20 horas semanais
Nome: Maria Eugenia Lopes Dos Santos
Carga horária: 30 horas semanais
Capacidade de Atendimento: 432 (mês)
MEDICINA:
CLÍNICO GERAL:
Em função da sua visão holística e de sua percepção sistêmica do paciente tem importância fundamental na detecção e prevenção, de inúmeras iatrogenias. É responsável pela avaliação, hipóteses diagnósticas, encaminhamentos, solicitação de exames e prescreve receitas.
PSIQUIATRA:
Médico especializado no tratamento de doenças mentais, afetivas e comportamentais, responsável pela avaliação, hipóteses diagnóstica, encaminhamentos, solicitação de exames e prescreve receitas. No acompanhamento do tratamento conta com as observações realizadas por familiares, professores e demais profissionais envolvidos no processo terapêutico.
NEUROLOGISTA:
Médico especialista na investigação e diagnóstico de distúrbios estruturais do sistema nervoso, que envolvem o sistema nervoso central, periférico e autônomo; nervos e músculos. .Entre outras funções, prescreve receitas, faz encaminhamentos, analisa os exames, e faz o acompanhamento dos tratamentos realizados.
Nome: Dr. Altair José de Mello (Clínico Geral)
Carga horária: 12 horas semanais
Nome: Dr. Lucio Merida Aspetti (Neurologista)
Carga horária: 2:30 horas semanais
Nome: Lorenza Lakime Jareski (Clínico Geral)
Carga horária: 4 horas semanais
Nome: Monica Montemor Bertazo (psiquiatra)
Carga horária: 2:00 horas
Capacidade de atendimento: 200 (mês)